Agradecimento a todo o efetivo da SSMGSI
Publicado em
11-05-2020

O Subsecretário Militar do GSI agradece a seus integrantes pelo empenho e dedicação, pois em tempos de pandemia encontram-se trabalhando por dever de ofício, impedidos de praticar o isolamento social por completo.  
Um agradecimento mais que especial aos que saindo de suas casas no cumprimento de sua missão funcional e atuando na linha de frente se arriscaram e contraíram o COVID-19. 
De todo o nosso efetivo até a presente data, apenas 28 agentes foram afastados de suas atividades laborais em decorrência do novo Coronavírus, sendo que 06 destes 28 agentes confirmaram a doença testando positivo para o COVID-19.
Com isso, a Subsecretaria Militar apresenta apenas 7,2% de afastamento e 1,5% de casos confirmados de seu efetivo, desde o início da pandemia.
Cabe ressaltar que os afastamentos imediatos dos agentes, mesmo sem a confirmação da doença através de exame, se deu de forma preventiva para evitar a possibilidade de contágio de novos agentes, após os mesmos terem sido avaliados e dispensados pela autoridade médica competente.  
Aos que já se recuperaram saibam que são vitoriosos e saíram desta luta fortalecidos. Aos que estão em tratamento, desejamos que se recuperem logo e saiam desta batalha como verdadeiros heróis, assim como já o são no cumprimento do seu dever no dia a dia.   
Nossa preocupação desde o início da pandemia é com a preservação de nossos agentes. Para isso, estão sendo atendidos todos os protocolos estipulados pelas autoridades sanitárias  da Organização Mundial de Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde. 
As medidas adotadas se tornaram imprescindíveis para a proteção de nossos servidores, tendo como resultado o baixo número de infectados confirmados até o momento.
A aquisição de produtos para a higienização e limpeza pessoal para o nosso efetivo e de seus ambientes de trabalho como luvas, máscaras de proteção, álcool líquido e álcool em gel; a realização de atendimento Pré-Hospitalar (APH) a Policiais Militares, Bombeiros Militares e servidores do Palácio Laranjeiras através da SAPREV; a cautela durante a recepção de visitantes e funcionários no Palácio Guanabara; e a adoção da determinação da diminuição de circulação de funcionários da SSMGSI, tendo sido adotado um revezamento de escala entre os funcionários para que o serviço continue a ser realizado de forma eficaz e ao mesmo tempo possibilitando o isolamento social destes em sua folga, tem sido fatores determinantes para que o número de agentes infectados até o momento seja muito reduzido.
Outra medida adotada é o incentivo à prática de atividades físicas dos agentes em suas folgas pela Seção de Instrução Especializada da SSMGSI, que tem disponibilizado treinos funcionais para serem realizados em casa, possibilitando que estes se mantenham em forma e saudáveis durante o período de quarentena.  
A SSMGSI continuará com as iniciativas e protocolos elencados acima até o fim da pandemia e também ratifica que todos nós devemos respeitar os protocolos estipulados pelas autoridades sanitárias, tanto em serviço quanto de folga, devendo sair de casa, apenas quando imprescindível e para o trabalho, servindo como exemplo e orientando à população quanto aos riscos de saírem às ruas.