SSMGSI segue protocolos da OMS e da SES para prevenção e combate ao COVID-19
Publicado em

A Subsecretaria Militar do Gabinete de Segurança Institucional vem seguindo à risca as orientações técnicas referendadas pela Organização Mundial da Saúde e reproduzidas pelo Ministério da Saúde, bem como pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, através de sua Secretaria de Saúde, no que concerne ao combate e prevenção do COVID-19.
As medidas adotadas recentemente se tornam imprescindíveis para salvaguardar a vida e a saúde de seus agentes, especialmente aqueles que possuem na natureza de seu serviço grande exposição ao público e aqueles que trabalham na atividade fim realizando proteção de autoridade. 
Com isso, foi realizada a aquisição em grande quantidade de materiais básicos para a higienização e proteção pessoal dos agentes e de seus ambientes de trabalho como álcool líquido, álcool em gel, luvas e máscara de proteção. 
Para o efetivo da Coordenadoria de Saúde da SSMGSI, que presta atendimento clínico e emergencial médico para todos os funcionários do Palácio Laranjeiras e Palácio Guanabara, foram realizadas aquisições de equipamentos de proteção individual (EPI) como gorros, máscaras N95, capotes, luvas e óculos de proteção, visando à segurança do efetivo ao lidar com pacientes sintomáticos com possível diagnóstico de COVID-19.
Está sendo realizada também a aquisição de 600 (seiscentas) vacinas contra gripe (Influenza H1N1 e H3N2) que serão oferecidas em três lotes ao efetivo da SSMGSI e seus familiares.
Tal medida é de suma importância, pois o vírus Influenza também é conhecido por provocar complicações respiratórias graves em pacientes que possuem o sistema imunológico enfraquecido, idosos e pessoas com outras doenças, público esse também vulnerável ao COVID-19. Com isso, ao se vacinar contra a gripe o diagnóstico de quem desenvolver o novo Coronavírus é facilitado, pois já se descarta a possibilidade de ser gripe e já se inicia a suspeita de COVID-19, devido ao sintomas serem semelhantes. 
Outra medida que continua sendo adotada é a realização do atendimento Pré-Hospitalar (APH) a Policiais Militares, Bombeiros Militares e servidores do Palácio Laranjeiras através da SAPREV (Subsecretaria Adjunta de Prevenção a Riscos). O objetivo é realizar avaliações clínicas dos agentes, no que concerne à apresentação de sintomas do Coronavírus, antes de assumirem o serviço, evitando a transmissão do vírus a outros e oferecendo atendimento médico imediato caso se constate algum agente sintomático.
Também está sendo adotado a total cautela durante a recepção de visitantes e funcionários no Palácio Guanabara. Além de ser disponibilizado álcool em gel para os que se identificam no balcão das recepções do prédio principal e prédio anexo, foi realizada com separa fila a distância de um metro e meio para manter a proteção necessária ao público e aos agentes que estão realizando os cadastros de identificação.
Ainda como uma das medidas de prevenção ao COVID- 19 verifica-se a determinação para a diminuição de circulação de funcionários da SSMGSI, tendo sido adotado um revezamento de escala entre os servidores para que o serviço possa continuar a ser realizado de forma eficaz, porém com número de agentes reduzido, conforme orientado pelas autoridades sanitárias no que diz respeito à redução de circulação de pessoas nas ruas e em ambientes de trabalho.   
A SSMGSI continuará o monitoramento de seus agentes e com as iniciativas e protocolos elencados acima até o fim do estado de calamidade pública em nosso Estado, preservando vidas e cumprindo seu papel responsável e cidadão.