10 ANOS DA TRAGÉDIA DA REGIÃO SERRANA
Assessoria de Imprensa do Gov RJ
Região Serrana
Governador homenageia, através de uma coroa de flores, a família de três militares que faleceram durante as enchentes

O Secretário de Estado de Defesa Civil e Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro tornou públicas, no boletim da SEDEC/CBMERJ nº 005, de 08Jan2020, as diretrizes para as Solenidades em Memória aos 10 anos da tragédia da Região Serrana e Entrega da Medalha Mérito de Defesa Civil às personalidades civis e militares e instituições que foram de extrema relevância durante as ações de resposta à tragédia.
    As homenagens foram iniciadas no dia 10 do corrente mês, na cidade de Nova Friburgo, ocasião em que o Governador em exercício do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Bomfim de Castro e Silva, presidiu a cerimônia religiosa em memória dos vitimados na tragédia e realizou a entrega da Medalha Mérito de Defesa Civil.
    Nos dois dias seguintes, as deferências ocorrem nas cidades de Teresópolis e Petrópolis, respectivamente.
   A tragédia ocorrida na região serrana no ano de 2011 foi causada por um fenômeno raro, que combina fortes chuvas com condições geológicas específicas da região. Na madrugada do dia 12 de janeiro, devido a força das águas, grande quantidade de lama, pedras, árvores e detritos deslizaram das encostas. Os rios transbordaram rapidamente, diversas ruas ficaram cobertas de lama e centenas de casas foram destruídas. A queda de pontes em rodovias deixou cidades isoladas e os moradores ficaram sem luz, água e telefone. Ao todo, foram mais de 900 vidas perdidas em decorrência da tragédia, restando, ainda, centenas de desaparecidos, o que torna, em números oficiais, o maior desastre climático da história do país.
    A Subsecretaria Militar do Gabinete de Segurança Institucional (SSM/GSI/RJ) presta as devidas condolências em memória dos vitimados dessa terrível tragédia, estendendo aos seus familiares que, certamente, nunca esquecerão das vidas que lhes são caras.
  Por fim, não poderíamos deixar de prestar, com a devida honra, as merecidas continências aos Bombeiros Militares que tombaram no cumprimento do dever, honrando o juramento que fizeram ao adentrar na Caserna, de “vida alheia e riquezas salvar”, mesmo com o sacrifício da própria vida.
    As mesmas continências se estendem aos servidores lotados na SSM/GSI/RJ que, de forma direta ou indireta, tem se empenhado diuturnamente e incansavelmente nas agendas que estão sendo cumpridas na Região Serrana pelo Governador em exercício do Estado do Rio de Janeiro, tanto no planejamento quanto na sua execução, no período de 09 a 13Jan2021, em escala reduzida e com o empenho maciço de todas as viaturas.