13 de Maio - Aniversário da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro e da Abolição da Escravatura
Publicado em
02-10-2021

13 de Maio de 2021

212º Aniversário da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro

133º Aniversário da Abolição da Escravatura
asdsad

Em cada momento vivido, mesmo diante das circunstâncias adversas que a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ) tem enfrentado, em face da dinâmica social, uma lamentável verdade sempre vamos encontrar... Trata-se do reconhecimento inexistente por grande parte da sociedade e mídia, ainda que o enfrentamento à criminalidade se mostre contínuo.

Um fato esquecido aqui, outro acolá, mas uma certeza sempre nos fará lembrar de cada minuto passado no processo seletivo, no ingresso, no processo de formação, nas Unidades pelas quais passamos, de cada caminho que se descobriu (novas experiências) nestes locais, de cada soldado tombado, daquele irmão de farda que se tornou mais um sol que nasce no céu do Brasil... Com tudo isto, certamente aqui nós todos aprendemos a viver!

Ainda que sempre julgados, à revelia do devido processo legal, apenas por “achismos” e pelos “Especialistas em Segurança Pública” de plantão, perseveramos demonstrando valor, pois o nosso ideal, na luta contra o mal, é algo que nem todos podem entender!

Ser Policial é, sobretudo, uma razão de ser... Mesmo em tempos de pandemia global, as mazelas já previamente existentes na sociedade continuam produzindo um panorama preocupante... Enfrentar a morte, mostrar-se forte no que acontecer, ainda que diante de conjunturas desfavoráveis, tem se mostrado um exercício diário de superação e resiliência.

Atuando nos mais variados cenários, em cada pessoa encontrada, em cada ação realizada, em cada ideal alcançado, um renovo e esperança para outras missões... Sem fazer acepção de servidores em seus quadros, nem de indivíduos a serem abordados (ainda que muitos insistam em afirmar que não...), o exemplo deixado pela nossa bicentenária instituição é que ela trata a todos de forma equânime, possibilitando a ascensão hierárquica e funcional sem qualquer distinção, e tem se mostrado extremamente democrática, uma vez que é composta em sua maioria por pretos e pardos, gesto inscrito em nossas tradições, trazendo, com isto, a irrefutável reflexão de que a sociedade é quem constrói o estereótipo.

A Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, em sua glória secular, segue firme em cada recanto do Estado deste amado Rio de Janeiro, fazendo ouvir nosso brado, através da diuturna presença de bravos guerreiros!

Ser Policial... sobretudo, uma razão de ser... seja ao enfrentar a morte, a atender uma ocorrência de trânsito, ao realizar um parto na viatura ou um policiamento de proximidade... prosseguimos nos mostrando fortes no que acontecer.

Relembrando os nossos treinamentos como cadetes ou recrutas, espírito este que se perpetua durante toda a nossa vida profissional, trazemos à lume Martin Luther King (1929-1968), ativista norte-americano que lutou contra a discriminação racial e tornou-se um dos mais importantes líderes dos movimentos pelos direitos civis dos pretos nos Estados Unidos, através de sua célebre frase que, ainda, representa de forma muito assertiva a estreita ligação entre os dois aniversários comemorados nesta data:

“Se não puder voar, corra. Se não puder correr, ande. Se não puder andar, rasteje, mas continue em frente de qualquer jeito.”
 

HURRA!!!

Texto de Roberta Pumar, Major Policial Militar, da Casa Militar