Mensagem de final de ano da Casa Militar
24-12-2021

Apesar de todos os percalços e desafios do ano de 2021, é sempre possível vislumbrar os pontos positivos de qualquer trajetória. Isso porque, mesmo quando a dificuldade surge, podemos enxergá-la como uma oportunidade de crescimento e de estarmos mais fortes e preparados para qualquer situação.

A verdade é que, mesmo em meio à uma pandemia ou em qualquer outro cenário complexo, o trabalho da Subsecretaria Militar nunca pôde parar, ou mesmo diminuir, visto que a nossa missão é garantir e prover a segurança do Chefe do Poder Executivo do Estado do Rio de Janeiro e de seus familiares ininterruptamente.

É claro que para uma missão tão árdua, é sempre necessária uma estrutura sólida e profissionais com grau elevado de capacitação. Pensando nisso, realizamos no ano de 2021 dois Cursos de Proteção de Autoridades (CPA), o que faz com que, neste final de ano, devamos honrar a nossa Divisão de Capacitação Técnica, e cada parceiro, militar ou civil, que contribuiu de forma ativa para a melhor formação possível dos nossos agentes. O nosso cordial agradecimento a cada um de vocês!

Sempre cientes da importância de valorizar nossos militares, e com toda a expertise da coordenação de recursos humanos, apoiada pela inteligência militar, esse ano também foi possível realizarmos formaturas, cerimônias, homenagens e missas, ritos militares importantes para que nunca se percam o pundonor e as tradições de uma instituição militar.

Ainda nos bastidores, foram realizados trabalhos de assessoria jurídica militar, imprescindíveis à vida institucional da Subsecretaria Militar; de coordenação rotineira dos transportes terrestres, com atenção à manutenção e higienização das viaturas e realização de contratos de locação e de abastecimento destas; de monitoramento por câmeras diuturnamente e de controle de acesso pessoal pela equipe da recepção dos Palácios; e ainda o aprimoramento de informática e telefonia, para a melhoria da segurança institucional e manutenção da comunicação entre os agentes e setores. A Casa Militar agradece à cada um que trabalha de forma incansável para que ocorra o mínimo de falhas possíveis em nossa estrutura!

De forma preventiva, e ainda com o intuito de proteger a autoridade e a instituição, foram realizadas atividades minuciosas de inteligência militar pela Assessoria de Inteligência Militar, e para evitar a ocorrência de acidentes ou sinistros envolvendo a autoridade, a Subsecretaria Adjunta de Prevenção à Risco – SAPREVI – atua constantemente. Verificamos que o trabalho da Subsecretaria Militar exige o apoio entre as Forças coirmãs e por isso reforçamos neste final de ciclo a importância do trabalho mútuo de nossos policiais e bombeiros militares!

Quanto à saúde, assunto tão significativo nesse momento delicado que enfrentamos, foram realizadas diversas ações de prevenção sanitária pela Coordenação de Saúde, como a recente ação de atualização de vacinas em adultos, que abrangeu uma cobertura contra cinco tipos de doenças. Agradecemos aos nossos profissionais da saúde por estarem sempre atentos no cuidado com os nossos militares e funcionários civis!

Por fim, mas certamente não menos importante, gostaríamos de exaltar e agradecer o trabalho realizado esse ano pela Superintendência de Segurança, que coordena toda a difícil operação de promover a segurança do Exmo Sr. Governador do Estado e seus familiares. Ao longo de 2021, graças ao empenho de todos, desde o trabalho da atividade precursora ao momento da agenda propriamente dita, cada detalhe foi pensado para uma operação de excelência, por isso agradecemos o empenho, atenção e comprometimento de cada um dos agentes, Oficiais e Praças, que cooperam para o sucesso desta nobre missão!

O fim de um ano é marcado por uma diversidade de sentimentos. Dentre eles, o principal é a esperança. Essa foi a mensagem que tivemos desde o nascimento de Jesus e que nos acompanha até os dias de hoje. Esperança de um mundo melhor, para o qual trabalhamos. Além disso, paz. Paz para os povos, para as famílias, paz para todos. Que este ano que se encerra seja marcado por comunhão, alegria e muito amor. Que possamos renovar o nosso entendimento para um novo ano de mais realizações positivas. Que possamos entender que a nossa parte é tudo o que podemos fazer (e isso é muito!). Que Deus abençoe cada um de vocês, que o Natal seja leve e que o Ano Novo seja próspero! São os votos do então Gabinete Militar, conforme foi criado, a cada um dos seus militares, funcionários civis e colaboradores de sempre!