Cerimônia de formatura do 15º Curso de proteção de autoridades (CPA I/2022) e Inauguração da galeria dos formandos do CPA

No último dia 27, foi inaugurada a galeria dos formandos dos Cursos de Proteção de Autoridades, 15 turmas, sendo assim, os nomes de todos os concludentes que se empenharam e se dedicaram em busca desta especialização eternizados, momento de intensa alegria e orgulho para esta Casa Militar!

Em sequência ocorreu a Cerimônia de Formatura do 15º Curso de Proteção de Autoridades (CPA) da Casa Militar do Gabinete de Segurança Institucional do Estado do Rio de Janeiro nos Jardins do Palácio Guanabara.

Curso este de referência em âmbito nacional o qual teve duração de cinco semanas com intensos treinamentos tanto na terra, água e ar, capacitando 18 novos agentes de segurança pessoal de autoridades, bem como de instalações do poder público. Dentre os formandos, além dos militares da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros desta Subsecretaria Militar, contou com a participação de policiais militares da Casa Militar do Estado de Santa Catarina, da Casa Militar da Paraíba, da Casa Militar da Bahia, de Unidades da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, de Unidades do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro e de demais órgãos como Força Nacional, Tribunal Regional Federal da 2ª Região e Secretaria da Casa Civil. Com uma carga horária de 300horas/aula, abrangendo matérias especificas  tais como Proteção em movimento, Prática de tiro, Direção Evasiva, Socorros de urgência, Planejamento de segurança de Autoridades, Operações de Inteligência, Unidade de Escape para Aeronaves Submersas, Identificação de Ameaças e terrorismo, além das pertinentes às grades de avaliação técnica, prática e de grupo.

“Nos esforçamos para oferecer as melhores condições de aperfeiçoamento desde a dura seleção para que aqui chegasse. Trouxemos os melhores instrutores, a quem de pronto eu já agradeço. As técnicas mais modernas, pois, as exigências requeridas todos os dias no nosso mister são infinitas e complexas.   Apliquem, repliquem, ensinem, adestrem, cobrem diuturnamente de forma plena toda doutrina ora alicerçada.”  Coronel PM Aristeu Leonardo Tavares.

Destacamos a presença do Secretário do GSI, Delegado de Polícia Civil Edu Guimarães de Souza, o Diretor da Força Nacional de Segurança Pública Cel da Força Nacional da Polícia Militar do Acre José Américo Gaia, o Chefe de Gabinete da Secretaria de Estado de Polícia Militar Cel PM Renan Gomes de Oliveira, o Chefe de Gabinete do GSI Capitão de Mar e Guerra José Guilherme Lima, o Cel PM Fernando Messias Paraíso e o Subsecretário Militar do GSI, Coronel PM Aristeu Leonardo Tavares.
O Secretário do GSI, Delegado de Polícia Civil Edu Guimarães de Souza destacou em especial a importância dos familiares e amigos dos alunos pelo apoio dado a estes, bem como parabenizou os concludentes pelo aperfeiçoamento e busca do conhecimento para aumentar a capacidade no cumprimento das suas missões e, também, por tornarem multiplicadores de conhecimento. Finalizou desejando a todos sucesso nas missões.

Por fim, o orador da turma, o 1° Ten PM Vinicius Lima de Castro Lopes, destacou a árdua rotina vivida por cinco semanas  dentro do curso de segurança de autoridades, os desafios impostos pela especialização que os tirou das suas rotinas, aprimorando e lapidando as consciências situacionais e tornando-os profissionais melhores.

Finalizou-se a solenidade com a entrega dos brevês aos alunos concludentes do 15º Curso de Proteção de Autoridades.