Homenagem da Subsecretaria Militar ao Dia dos Pais
14-08-2022

No Brasil, o Dia do Pai é celebrado hoje, segundo domingo de agosto, sendo uma data de elevação da existência do pai. Neste dia, os filhos homenageiam os seus pais através de mensagens, poemas, presentes e lembranças.

Nesta data tão significativa, a Subsecretaria Militar do GSI vem homenagear este personagem fundamental em nossas vidas.

Para isso, vamos conhecer o seu significado.

Pai é uma palavra com origem no latim “pater”, e representa a figura paternal de uma família, ou o genitor de uma pessoa. O Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa nos trás algumas definições de Pai como: “Homem que gerou um ou mais filhos; genitor; progenitor, velho; Homem que adotou uma ou mais pessoas”.

Já por aqui percebemos que o conceito de pai é bastante amplo, e não se restringe a uma pessoa que é o pai biológico de alguém. Para um pai adotivo ou “de criação”, devemos entender então como mesmo conceito de pai.

Todavia essa palavra não tem apenas esses significados, pois vai muito além. Ser Pai é muito mais abrangente!

Podemos imaginar que Pai é aquele que dá início a um movimento importante, ou seja, a formação de um indivíduo. Ele é como um fundador das bases, iniciador de caráter.

Pai tem a função de amar e educar uma criança, dando resposta às suas necessidades mais básicas, para que ocorra o seu saudável desenvolvimento quanto ao aspecto físico, emocional, psicológico e espiritual. É o seu porto seguro!

A qualidade de um pai também pode ser medida pelos objetivos, sonhos e aspirações estabelecidos para toda sua família.

Ele deve ser forte, protetor, acolhedor, provedor, amado pelos filhos, mesmo incompreendido às vezes, mas sempre seu amigo.

E apesar das atribulações diárias, nossas rotinas duras, vocês Pais, tanto desta Casa Militar, e em geral, não deixaram de ser pais presentes ao lado de seus familiares.

Incansáveis, na busca incessante de serem pessoas honradas, que procuram educar seus filhos com exemplos positivos.

E em especial, os pais da Casa Militar, que cuidam de uma Autoridade, que também é pai, a nossa responsabilidade, em razão disso, é duplicada e extremamente relevante.

E relembramos aqui a famosa oração de Jesus, que é o Pai Nosso, que se encontra em Mateus 6:9-13. Sendo uma importante reflexão no âmbito do Cristianismo, o Pai Nosso é um modelo de oração, usada pelo Filho para ensinar como as pessoas devem se dirigir a Deus e nos mostra também essa aura paterna de Deus em cuidar dos filhos nos mínimos detalhes.

Pai é aquele que nos ensinou tudo, o nosso maior exemplo!

A todos vocês, os nossos sinceros agradecimentos e congratulações pela data tão importante!

Feliz Dia dos Pais!!!