Congresso Internacional “Incidentes e boas práticas na proteção de autoridades e instalações” (Congreso Internacional "Incidentes y buenas prácticas en Protección a Personas")

O Subsecretário Militar do Gabinete de Segurança Institucional, Coronel PMERJ Aristeu Leonardo Tavares e o 1º Tenente PMERJ Bruno dos Anjos Gomes, da Divisão de Capacitação Técnica da Subsecretaria Militar, integraram a delegação da República Federativa do Brasil no Congresso Internacional “Incidentes e boas práticas na proteção de autoridades”. A delegação contava também com o Major PMBA Marques e 1º Sargento PMBA Morais, lotados na Casa Militar da Bahia.

O encontro foi realizado pela Polícia Nacional da Colômbia na Escuela de Cadete em Bogotá D.C – Colômbia, nos dias 27 e 28 de outubro de 2022.

O Congresso contou com a presença de autoridades policiais especializadas em segurança e proteção de autoridades e instalações da Colômbia, Países Baixos, Israel, ONU, Espanha, México, República Dominicana, Equador, Panamá, Canadá, Estados Unidos, França, Chile e Brasil.

A abertura foi realizada pelo Ministro del Interior de Colômbia Alfonso Prada, acompanhado do Director Geral da Policía Nacional de Colombia Mayor General Henry Armando Sanabria Cely, pelo Director de Protección y Servicios Especiales Coronel Jhon Harvey Alzate Duque, Director Unidad Nacional de Protección Augusto Rodríguez Ballesteros e pelo Director Instituto Distrital de Turismo de Bogotá D.C. Doutor Andrés Orlando Clavijo Rangel.

Coronel Leonardo realizou a apresentação no Congresso com o tema “Contextualização do cenário e boas práticas na proteção do chefe do Poder Executivo do Estado do Rio de Janeiro” e após recebeu um agradecimento formal das mãos do Director de Proteccióny Servicios Especiales Coronel Jhon Harvey Alzate Duque, onde foi agradecido a brilhante explanação e contribuição no referido Seminário Internacional.

A organização do evento foi de elevadíssimo nível demonstrando todo empenho, disciplina e beleza dos trabalhos que foram realizados, sendo possível verificar através da perfeita seleção dos palestrantes, pontualidade, dedicação e limpeza de todo o evento.

Não se pode deixar de informar a atuação do Mayor Camillo Martin, oficial dedicado exclusivamente para acompanhar a delegação do Rio de Janeiro e suas agendas. Policial extremamente preparado, disciplinado, competente e pontual, onde através de sua excelente representação se pode ter a melhor impressão possível da Policía Nacional de Colombia.

O congresso Internacional contribuiu de maneira fundamental para Subsecretaria Militar do Estado do Rio de Janeiro pois se pode ver formas diferentes de atuação, atualizações protocolares, incidentes e suas formas de mitigações ou resoluções, armamentos e materiais específicos para proteção de autoridades e instalações utilizadas em todo o mundo, formas de treinamento e capacitação e intercambio entre instituições internacionais.

Agradecimentos ao Delegado PCERJ Edu Guimarães, Secretário do GSI, senhor Nicola Miccione, Secretário Chefe da Casa Civil e ao senhor Governador do Estado Cláudio Castro pela oportunidade de representarmos o nosso ERJ em tão significativo encontro de “planejadores de proteção de autoridades e instalações”!

Parafraseando o lema da Policía Nacional de Colombia, “É uma honra ser Policial”.

Links Oficiais do Evento:

www.policia.gov.co/direccion/proteccion

Instagram: @proteccionponal