Homenagem ao 3° SARGENTO PM MAX WOLF FILHO
Publicado em
13-04-2020

MAX WolffNo dia de hoje a SSMGSI homenageia o 3° SGT PM MAX WOLF FILHO, que lutou bravamente defendendo a democracia contra a tirania e o autoritarismo dos Estados Nazi-fascistas durante a Segunda Guerra Mundial.
O 3° SGT PM Max Wolf Filho, filho de pai alemão, nasceu em Curitiba no dia 29/07/1911 e se alistou em 1929 no 15º Batalhão de Caçadores do Exército brasileiro. 
Na década de 1930 mudou-se para o Rio de Janeiro onde ingressou na Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, então à época Polícia Militar do Distrito Federal, e permaneceu nas fileiras da Corporação durante 10 anos.
Em 1944, 3º SGT PM Max Wolf Filho apresentou-se  como voluntário para a Força Expedicionária brasileira para atuar na Segunda Guerra Mundial, sendo enviado para a cidade de São João del-Rei e lotado na 1ª Cia do 11 º Regimento de Infantaria. 
No final de 1944 chegou à Itália, onde se destacou por sua atuação e coragem em campo de batalha, sendo sempre voluntário para as missões mais difíceis.
Em reconhecimento pelos seus feitos heróicos recebeu das mãos do General Lucian Truscott, Comandante do 5º exército dos EUA, a medalha Bronze Star.
O 3º SGT PM Max Wolf Filho era conhecido pelo respeito com que tratava seus subordinados, sendo um militar muito querido e estimado por seus comandados, pares e superiores. 
Em 12 de abril de 1945 veio a falecer em uma missão de reconhecimento nas regiões de Monteforte e Biscaia, na Itália.  
Em homenagem pelos seus feitos, o Exército brasileiro deu seu nome à Escola de Sargento das Armas, que fica localizada na cidadã de Três corações, em Minas Gerais. 
O 20º Batalhão de Infantaria Blindada que ocupa as antigas instalações do 15º Batalhão de Caçadores em Curitiba, onde o Sgt PM Max Wolf Filho se alistara para a Força Expedicionária, também recebeu seu nome, sendo hoje chamado por “Batalhão Sargento Max Wolf Filho”.
No ano de 2010 o Exército brasileiro criou a Medalha Sargento Max Wolf Filho, na qual é oferecida a subtenentes e sargentos do Exército brasileiro que se destacam no cumprimento do seu dever.
A SSMGSI tem orgulho em homenagear o ilustre personagem por sua grande relevância em nossa história e por honrar a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro pelos seus feitos heróicos e destemidos nos campos de batalha italianos durante a II Guerra Mundial.
carta