Na tarde desta data, uma comissão da Academia de Polícia Militar D. João VI (APM D. João VI) composta pelo seu Comandante, Cel PM Marcelo Bernardo (9305), acompanhado pelos Al Of PM Lívia (1908) e Al Of PM Honório (1913), compareceu ao Palácio Guanabara para, na presença do Subsecretário Militar, Cel PM Aristeu Leonardo Tavares (8109), formalmente realizarem a entrega do convite alusivo à Solenidade de 100 anos do Berço de Formação Profissional do Oficial da PMERJ, que ocorrerá às 10h do próximo dia 01 de Dezembro.
O Governador do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Bomfim de Castro e Silva, recepcionou a comissão e, logo após o recebimento do convite, foi agraciado com a moeda General Pessoa, comemorativa aos 100 anos da APM D. João VI, antes denominada Escola de Formação de Oficiais da PMERJ (ESFO).
Frise-se que o General Pessoa é uma figura de extrema relevância na história de todo o oficialato da PMERJ, por ser o autor de uma célebre frase, talhada no pátio da APM D. João VI e nas mentes de todos os alunos que por ali tiveram a honra de passar:
“Os profissionais não se improvisam e o mando deve caber ao mais digno e competente.”