No dia 02 de julho de 1856, o Imperador Dom Pedro II criou, através do Decreto n° 1.775, o Corpo Provisório de Bombeiros da Corte, reunindo, numa mesma administração, seções da administração pública que prestavam o serviço de Combate a Incêndio no Império, sendo este o Corpo de Bombeiros mais antigo do Brasil.
O Corpo Provisório de Bombeiros da Corte possuiu diversas denominações ao passar do tempo, conforme a situação político-social se alterava, dentre elas: a Proclamação da República, mudança da capital do país para Brasília, criação do Estado da Guanabara, fusão do Estado da Guanabara com o antigo Estado do Rio de Janeiro e mudanças na Constituição de 1988. A atual nomenclatura é Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ).
Diante da criação do Corpo de Bombeiros mais antigo do país, por parte do então Imperador Dom Pedro II, o mesmo teve sua importância reconhecida em seu contexto histórico, sendo nomeado Patrono da Corporação.
No dia de seu aniversário, 02 de dezembro, o CBMERJ tradicionalmente realiza a cerimônia de entrega das espadas aos concludentes do Curso de Formação de Oficiais (CFO), como forma de homenagem ao Imperador.
Neste ano de 2020, como não houve turma de formandos no CFO, a solene data do dia 02 de dezembro foi celebrada no pátio do Quartel do Comando-Geral do CBMERJ, com a cerimônia de diplomação dos oficiais concludentes do Curso Superior e de Aperfeiçoamento, ambos realizados pela Escola Superior de Comando de Bombeiro Militar (ESCBM), que tem por objetivo desenvolver, em Oficiais Superiores e Intermediários, conhecimentos técnico-profissionais e culturais, com vistas a melhores resultados nas atividades de comando, liderança e gestão, capacitando o oficial-aluno a exercer posições de maior grau hierárquico e tomar decisões com maior dinamismo e qualidade, uma vez que, ao concluir o Curso, o oficial BM amplia sua autonomia gerencial nas áreas de planejamento, passando a tomar decisões estratégicas, abrangendo os contextos técnicos, sociais e políticos, a partir de uma real dimensão da importância de sua posição entre os demais gestores do Estado.
A Subsecretaria Militar do Gabinete de Segurança Institucional (SSM/GSI) felicita o CBMERJ, por este dia de glória dupla!