“Se todos quisermos, poderemos fazer deste país uma grande nação. Vamos fazê-la.”
(Joaquim José da Silva Xavier, Tiradentes)
Durante a pandemia, tornou-se ainda mais evidente o único serviço público visível diuturnamente nas ruas, seja nos centros urbanos ou até mesmo nas áreas mais longínquas do nosso Estado, onde a percepção acerca da presença do seu efetivo se torna por vezes até mais difícil, é bem verdade... Porém estejam certos que lá sempre estão e estarão!... São os homens e mulheres que compõem as fileiras da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ)!
Com a missão de servir e proteger a sociedade, na resolução de conflitos com capacidade técnica para tal fim, na garantia da ordem pública e, ainda mais recentemente, no apoio às autoridades sanitárias, inspirada no legado de seu patrono, a PMERJ está sempre pronta e atenta!
Muito embora a mídia desconsidere os feitos valorosos do seu efetivo e ainda que muitas vezes alguns paguem o preço de tamanho altruísmo com o bem mais valioso que uma pessoa pode ter: a vida (assim como ocorreu com Tiradentes), a PMERJ se mantém firme e constante em seu dever, mostrando-se imprescindível para a manutenção da paz e democracia, valores sonhados por seu patrono e pelos quais notório é o inarredável intento de preservação por parte da Corporação.
É com muita honra que a nossa Casa Militar, que conta com Policiais e Bombeiros Militares em seus quadros, exercendo suas funções com outro viés, uma vez que se especializam em segurança de instalações e de autoridades, todavia possuidores são de bases doutrinárias e técnicas que suas respectivas Corporações lhes proporcionaram, parabeniza o Patrono da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, neste dia 21 de abril!