Solenidade de Formatura do Curso Especial de Segurança e Proteção de Autoridades – Turma 2022/Marinha do Brasil

Nesta terça-feira, 30 de agosto de 2022, foi realizada a solenidade de encerramento do Curso Especial de Segurança e Proteção de Autoridades, da Companhia de Polícia do Batalhão Naval – Ilha das Cobras/RJ.
Dentre os concludentes 02 Agentes de Segurança desta Subsecretaria Militar do Gabinete de Segurança Institucional do Governo do Rio de Janeiro, 2º Ten PM Alexandro Pereira dos Santos e CB PM Thiago Bernardo de Souza.
O Curso que tem como objetivo suplementar a capacitação técnico-profissional de oficiais, suboficiais, sargentos e cabos para a execução de tarefas atinentes a segurança e proteção de autoridades, foi composto por 36 alunos de diferentes Instituições, tais como Marinha do Brasil, SSMGSI, Tribunal Regional Federal da   2ª Região/RJ, Secretaria de Estado de Assuntos Penitenciários, Guarda Civil de São José dos Campos, Guarda Municipal do RJ, Policia Rodoviária Feseral, Tribunal Regional de Trabalho e Polícia Judicial da Justiça Federal, e é uma honra para esta Subsecretaria Militar ter militares de nosso efetivo entre os formandos.
Foram 43 dias de grande aprendizagem em diversas áreas de conhecimento como defesa pessoal, deslocamento motorizado, segurança de autoridade, armamento e tiro, primeiros socorros, destacando também a técnica israelense no uso da arma de fogo, além de um forte treinamento físico militar que visa buscar a rigidez física do militar para que possa cumprir as missões de forma a não deixar o cansaço comprometer o desempenho do serviço de proteção e segurança da autoridades.
 A solenidade de formatura foi presidida pelo Capitão de Mar e Guerra Fuzileiro Naval Henrique de Castro Pinto Homem.
O dispositivo de honra foi composto pelos: Subsecretário Militar do Gabinete de Segurança Institucional do Governo do Rio de Janeiro, Cel PM Aristeu Leonardo Tavares; Subsecretário Adj. Militar do Gabinete de Segurança Institucional do Governo do Rio de Janeiro, Cel PM Ronaldo dos Santos Guimarães; o Superintendente da PRF do RJ, Alexandre Carlos de Souza e Silva; o Diretor da Subsecretaria de Segurança Institucional da Justiça Federal, Sr. Vicitor Laccarino; o Diretor de Segurança Institucional do TRF 2ª Região/RJ, Ten Cel PM Eduardo Almeida Alves Oliveira da Costa.
Evidenciamos sempre que o intercâmbio enriquece, não somente o aluno que conclui o curso, mas as Instituições, que recebe de volta um profissional muito mais preparado e com valores adquiridos que permite transmitir no seu dia a dia profissional.
E, por fim, parabenizamos os agentes 2º Ten PM Alexandro Pereira dos Santos e CB PM Thiago Bernardo de Souza, pela conclusão do curso, pois é mérito pessoal, e ansiosos para que os conhecimentos e habilidades adquiridas sejam empregados de forma eficaz e compartilhada com seus pares!