Palestra sobre Prevenção ao Câncer de Mama.

Na manhã desta segunda-feira, 10 de outubro de 2022, a Subsecretaria Militar do GSI realizou no Anfiteatro do Prédio Anexo ao Palácio Guanabara, uma Palestra sobre Prevenção ao Câncer de Mama, ministrada pela Dra Flavia Pinto Cardozo, Cap PM Médica Mastologista, lotada na Coordenação de Saúde – SSM/GSI, com vasta experiência na área.

Essa palestra, em alusão ao Outubro Rosa, teve como objetivo compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença e estimular a participação do público no controle, prevenção e diagnostico precoce do câncer de mama.

“Os fatores de risco não poderiam ser mais simples: ser mulher e envelhecer. Todavia homens também podem ter a doença. E, ainda, histórico familiar da doença em parentes de primeiro grau também precisa ser observado”, explicou a palestrante, Dra Flavia Pinto Cardozo. Apesar disso, 80% dos casos de câncer acontecem esporadicamente, sem que haja uma ligação com o histórico familiar.

Além do diagnóstico precoce, há várias formas de prevenir o câncer de mama, como a adoção de hábitos saudáveis que melhoram também a saúde em geral: praticar atividade física regularmente aliada a uma alimentação saudável.

Outro fator que pode influenciar no aparecimento da doença é o sobrepeso que também pode atrapalhar o tratamento caso o diagnóstico da doença for confirmado, assim devemos manter o peso corporal adequado, bem como evitar o consumo de álcool e tabagismo.

O evento contou com a participação de homens e mulheres representantes das unidades sediadas no Palácio Guanabara tais como a 1ª CIPM, Operação Foco – SECC, agentes da SEGOV: RJ para todos, Operação Lei Seca e Segurança presente e do Gabinete de Segurança Institucional – GSI, bem como da Casa Militar e Guarda Municipal da Prefeitura do Rio de Janeiro e 2º BPM da PMERJ.

E, também, prestigiaram o evento: a Cel BM Andreia Lengruber – Diretora do Hospital Central do CBMERJ - HCAP; a Sra GM Anaiara de Brito da Casa Militar da Prefeitura do RJ; Sra Livia Fontes Coordenadora da Operação Foco – SECC; Cap PM Médica Oncologista Vivian Pontes Couto – Hospital Central da PMERJ.

Na sequência do evento, a Dra Flavia Pinto Cardozo, Cap PM Médica Mastologista, concedeu, à Radio Roquete Pinto, uma entrevista ainda sobre o tema de Prevenção ao Câncer de Mama.

E, por fim, não poderíamos deixar de citar todo o empenho da Coordenação de Saúde e da Superintendência de Gestão do Corpo Funcional – SupGCF na organização e da Divisão de informática e Telefonia - DVIMIT no apoio logístico ao evento.