Bem-vindos aos novos agentes de segurança!
Publicado em

Na cerimonia que ocorreu na tarde de hoje, 18 de Novembro de 2022, no auditório desta Casa Militar no Palácio Guanabara, com muito júbilo a Subsecretaria Militar do GSI recebeu um efetivo de policiais e bombeiros militares transferidos, no total de 30 (trinta), para fins de compor o quadro de agentes de segurança da Superintendência de Segurança.

O Bem-vindos é uma prática da Casa Militar, coordenado pela Superintendência de Gestão do Corpo Funcional, para recepcionar todo novo integrante, com vista ao seu acolhimento e informações iniciais necessárias ao desenvolvimento de suas funções no âmbito desta Casa Militar.

Ademais, tem por finalidade nivelar o conhecimento do servidor público recém-chegado sobre a finalidade do órgão e de sua estrutura, bem como cuidar de assuntos administrativos e outras orientações, tais como traje, uso de crachá, selo de estacionamento, de acordo com as normas referentes ao assunto.

Ressaltamos que as missões precípuas da Subsecretaria Militar do GSI estão em zelar pela segurança pessoal do Governador, Vice-Governador e seus familiares, pela proteção das instalações dos Palácios e residências oficiais, bem como planejar e dirigir os serviços de segurança do Governador e Vice Governador, quando em trânsito, articulando-se com os Órgãos de Segurança Pública.

Os recém-chegados militares, oriundos da SEPM e SEDEC, serão os agentes públicos responsáveis por operacionalizar as ações de segurança pessoal do Governador, do Vice-Governador e de seus respectivos familiares, bem como pela proteção das instalações dos Palácios e residências oficiais.

Além de terem passados por um rigoroso processo admissional, desde entrevistas, pesquisa social, estes profissionais irão passar por um Estagio de Proteção de Autoridades – EPAT VI, que já se iniciará no dia 21 do corrente mês, para que, assim, fiquem nivelados aos demais agentes que já atuam na Subsecretaria Militar do GSI.

O Estágio terá duração de uma semana, período de preparo e adaptação no qual terão acesso a conhecimentos técnicos/profissionais na área de Segurança de Autoridade, habilitando-os a atuarem em suas novas funções.

A função de agente de segurança é considerada difícil, todavia, a nobreza e a glória sempre coroaram as atitudes corretas daqueles que a abraçaram, pois nada é mais gratificante que exercer a proteção dos bens mais valiosos do ser humano, a liberdade, o patrimônio e em grau superlativo a vida.

Em sua fala de boas vindas, o Subsecretario Militar, Cel PM Aristeu Leonardo, reforçou a necessidade do condicionamento físico, da salvaguarda da imagem tanto da autoridade como do próprio militar bem como a pontualidade e frisou: “Servir na Casa Militar é uma honra prazerosa e para poucos...”

Na sequência foi apresentada a estrutura da Subsecretaria Militar, vídeo institucional do Curso de Proteção de Autoridades e realizado um tour por todo o complexo do Palácio Guanabara para reconhecimento do local.

Sejam bem-vindos a essa nobre função!!!