APH-Tático: Agentes de Segurança da SSMGSI,  Policiais Penais, Civis e Militares recebem capacitação em atendimento pré-hospitalar emergencial em ambiente operacional
Publicado em

Nesta segunda-feira, 21 de novembro, iniciou-se o Curso em Atendimento Pré-Hospitalar Tático – nível básico para o aperfeiçoamento de profissionais de segurança pública feridos em operações ou em treinamentos.

A aula inaugural que ocorreu nesta manhã contou com a presença do Cel PM Arêas, Superintendente de Gestão do Corpo Funcional da SSMGSI e do Cap PM Silvio A. Vanderlei do Tocantins.

Dentre os 22 (vinte dois) alunos temos policiais militares, civis e penais, bem como agentes de segurança desta Subsecretaria Militar do GSI.

O curso, que tem carga-horária de 30 h/aulas, é oferecido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) em parceria com o Gabinete de Segurança Institucional-GSI, e ocorrerá de 21 à 28 de novembro, na Academia de Polícia Militar D. João VI, em Sulacap, no Rio de Janeiro.

As instruções estão sendo ministradas por 14 (catorze) especialistas no atendimento pré-hospitalar tático do país, como médicos, enfermeiros e instrutores bem como de operadores e demais representantes das forças de segurança que atuam no salvamento de profissionais feridos no ambiente operacional, quando no exercício da função, ou durante o período de folga.

Na prática, os 22 agentes de segurança (PMERJ, PCERJ, PENAL, SSMGSI) aprenderão a executar manobras e procedimentos usados em localidades que inviabilizem o atendimento de emergência.

Esse treinamento visa a uniformização de procedimentos, equipamentos, instrumentos e insumos pré-hospitalares empregados neste tipo de ocorrência e está de acordo com a Diretriz riz Nacional de Atendimento Pré-Hospitalar Tático para Profissionais de Segurança Pública, lançada pelo MJSP em julho deste ano.

Agradecemos em especial ao comandante da Academia de Polícia Militar D. Joao VI, Cel PM Raggio por disponibilizar a estrutura e instalações da academia para a realização desta capacitação. Nosso imenso respeito e continência.