Palestra sobre Prevenção ao Câncer de Próstata - Novembro Azul.
Publicado em

Na manha desta sexta-feira, 25 de novembro, no anfiteatro do Prédio Anexo ao Palácio Guanabara, a Subsecretaria Militar do GSI realizou a Palestra “Vamos Falar sobre a Próstata?” ministrada pelo Dr. Marcelo P. Cunha, Cap BM Médico Urologista, lotado na Coordenação de Saúde – SSM/GSI, especialista na área.

O evento realizado pela Coordenação de Saúde desta Casa Militar fez parte das ações do Novembro Azul e teve como objetivos: compartilhar informações sobre o câncer de próstata e promover a conscientização sobre essa doença bem como estimular a participação do público no controle, prevenção e diagnostico precoce deste tipo de câncer.

Segundo o palestrante o câncer de próstata é o segundo tipo desta doença mais frequente entre os homens brasileiros. Perde apenas para o câncer de pele. Afeta, principalmente, homens a partir dos 50 anos, além de pessoas com presença da doença em parentes de primeiro grau, como pai, irmão ou filho.

Por isso, é incentivado que os exames de prevenção sejam realizados com mais frequência a partir dos 40 anos de idade. Quando mais cedo detectado, mais fácil fica o tratamento e a possibilidade da máxima recuperação.

O Dr. Marcelo, ainda, afirmou que os cuidados preventivos devem começar ao 40 anos em pessoas com fatores de risco e, depois dos 45 para aqueles que não possuem fatores de risco, ou seja, é fundamental que os homens realizem exames, como o de toque retal, pois as chances de cura aumentam se o diagnóstico for feito precocemente. Estes exames de rastreamento precisam acontecer de forma rotineira, pois aumentam as chances de diagnosticar a doença em fase inicial. 

Os fatores de risco que podem aumentar as chances de um homem desenvolver câncer de próstata são: idade, histórico da doença na família, sobrepeso e obesidade.

Para tanto, hábitos saudáveis e ir ao médico regularmente são as melhores alternativas para se prevenir a doença. Segundo o Dr. Marcelo “Não há uma substância que comprovadamente diminua o tumor, o que temos a nosso favor é a informação”. 

O evento contou com a participação de homens e mulheres representantes das unidades sediadas no Palácio Guanabara tais como a 1ª CIPM, Operação Foco – SECC, agentes da SEGOV: Operação Lei Seca e Segurança Presente e do Gabinete de Segurança Institucional – GSI.

Prestigiaram também o evento o Cel BM Med Roberto Kazumi Baldas Miúra, Ex Diretor Geral de Saúde/CBMERJ e o Ten Cel BM Med Edvaldo Barcelos – Sub Diretor Geral de Saúde/ CBMERJ.

O Subsecretario Militar, Cel PM Leonardo, fez uso da palavra agradecendo a presença do Dr. Miúra e do Dr. Edvaldo do CBMERJ, bem como agradeceu a organização do evento ao Cel PM Med De Luca, Coordenador de Saúde da SSMGSI e ao Cap BM Med Marcelo. Enfatizou em sua fala que o custo da prevenção é sempre menor e que o compromisso com a saúde é de vital importância, além de que devemos ser multiplicadores do conhecimento ali adquiridos e que não devemos deixar somente no mês de novembro para nos preocupar com a saúde e sim todo o ano.

E, não poderíamos deixar de citar todo o empenho da Coordenação de Saúde e da Superintendência de Gestão do Corpo Funcional – SupGCF na organização e da Divisão de informática e Telefonia - DVIMIT no apoio logístico ao evento.