Na manhã desta segunda-feira, 28 de novembro, no auditório da Academia de Polícia Militar D. João VI, em Sulacap/RJ, ocorreu a cerimonia de encerramento do Curso de Atendimento Pré-Hospitalar Tático para Profissionais de Segurança Pública - Nível Básico.
A cerimônia contou com a presença do Subsecretário Militar desta Casa, Cel PM Aristeu Leonardo Tavares representando o Delegado Edu Guimarães de Souza, Secretário do Gabinete de Segurança Institucional; Sr PP Igor Bicaco João – Subsecretário de Gestão Técnica da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária; Cel PM Alessandro Raggio Santos - Comandante da Academia de Polícia Militar D. João VI; Ten Cel PM Valmir Fernandes Graça Junior - Chefe do Centro de Instrução Especializado em Armamento e Tiro; Maj PM Enf Vanessa de Freitas Marçola, representando o Ten Cel PM Médico Humberto Jun Irie - Comandante do Grupamento Especial de Salvamento e Ações de Resgate e do Cap Silvio Anderson da Silva Vanderlei, Coordenador do Curso.
O Curso de Atendimento Pré-Hospitalar Tático para Profissionais de Segurança Pública - Nível Básico, oferecido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) em parceria com o Gabinete de Segurança Institucional-GSI, tem o objetivo principal de capacitar os profissionais do Sistema Único de Segurança Pública para executarem as manobras e procedimentos emergenciais necessários a minimização do trauma e seus efeitos fisiopatológicos, visando ao socorro próprio ou de outro operador da Segurança Pública vitimado ainda no ambiente operacional, em treinamentos ou em localidades que inviabilizem o atendimento por profissionais de saúde em tempo hábil, exercendo-o até a chegada das equipes especializadas de emergências em saúde e para o emprego da imediata evacuação até o suporte médico-hospitalar adequado.
Durante o curso os alunos tiveram instruções ministradas por especialistas no atendimento pré-hospitalar tático do país, como médicos, enfermeiros e instrutores de Atendimento Pré-hospitalar, Armamento, munição e Tiro e Instrumentos e Técnicas de Menor potencial ofensivo e teve a carga horária de 60 horas. Além de operadores e demais representantes das forças de segurança que atuam no salvamento de profissionais feridos no ambiente operacional, quando no exercício da função, ou durante o período de folga.
Na cerimonia foram entregues os certificados aos 22 (vinte e dois) alunos, dentre eles policiais militares, civis e penais, bem como agentes de segurança desta Subsecretaria Militar do GSI e na sequencia os certificados a coordenação e aos instrutores do curso em reconhecimento ao trabalho e dedicação posto que se dispuseram a Ministrar as instruções deixando o conforto do lar e de suas famílias viajando até o Estado do Rio de Janeiro para capacitar nossos militares e agentes.