Mensagem de Final de Ano
24-12-2022

Ao final do ano e as vésperas do Natal sempre paramos a fazer nossa retrospectiva. Nessa hora pensamos no crescimento pessoal e profissional que tivemos, nos momentos felizes que compartilhamos, nos obstáculos que superamos. E claro, é preciso sempre acreditar que o amanhã vai ser melhor que o dia de ontem e hoje.

Precisamos valorizar cada instante da vida que passou e fazer do presente o nosso maior bem. Um dos legados da pandemia foi nos mostrar como a vida é fugaz e o que de verdade tem valor: fé, família, amigos.

E se há um lugar de mudança que temos controle é o presente. Nele podemos mudar aquilo que não gostamos nas nossas vidas, pois o passado já ficou para trás e dele colhemos frutos e aprendizado, e o futuro ainda não começou.

E assim passamos o ano inteiro de muita dedicação e profissionalismo, dia após dia. Ano de muito trabalho e desafios. Retomamos a capacitação, que foi e tem sido o enfoque da Casa Militar nesses últimos anos, para extrair o melhor de nosso efetivo.

Essas capacitações tiveram por objetivo o aperfeiçoamento dos nossos agentes para servir com maestria nas missões desta Subsecretaria Militar do GSI atuais e vindouras, tendo em vista o novo cenário com um Vice-Governador e expectativas de conquistas do governo que possam trazer cada vez mais melhorias para o povo do ERJ.

Realizamos um Curso de Proteção de Autoridades-CPA, tradicional desta Casa Militar, no qual formamos 18 alunos; concluímos 07 edições do Estágio de Proteção de Autoridades – EPA, qualificando 121 agentes; realizamos a capacitação continuada do efetivo para atualização e reforço em armamento e tiro, num total de 54  concludentes; tivemos 17 concludentes em pistola Bereta APX. Com isso, certamente fizemos com que o nível de entrega do serviço tornasse mais eficiente no seu dia a dia operacional e sem a dedicação e participação de todos, nós não estaríamos no lugar em que estamos.

Entrementes, 14 agentes nossos foram enviados a “cursar” em outros Estados como São Paulo, Santa Catarina, Bahia e em outras Instituições tais como Marinha do Brasil e Força Nacional de Segurança, bem como vieram se qualificar conosco agentes de outros órgãos e Estados, a exemplo das Casas Militares de outros Estados, da Polícia Militar do ERJ, do Corpo de Bombeiros Militar do ERJ, Tribunal de Justiça do ERJ, Procuradoria Geral do ERJ, Ministério Público do ERJ, Assembleia Legislativa do ERJ, Tribunal Regional Federal, Secretaria da Casa Civil, Câmara Municipal da Cidade do RJ, dentre outros, reafirmando, assim, o renomado nome de escola formadora desta Casa Militar em âmbito nacional e o nosso compromisso com a troca de experiência e intercâmbio de conhecimentos.

Um ponto alto a ressaltar foram as eleições de 2022, na qual nossos agentes, pilares desta Casa Militar, demonstraram o compromisso com a missão e esmeraram-se diuturnamente, incansáveis e profissionais, cumprindo todos os protocolos desenvolvidos para atender as agendas do Governador.

Ratificamos que a finalidade precípua legal desta Subsecretaria Militar é zelar pela segurança pessoal do Governador, Vice-Governador e seus familiares, pela proteção das instalações dos Palácios e residências oficiais, bem como planejar e dirigir os serviços de segurança do Governador e Vice-governador, quando em trânsito, articulando-se com os Órgãos de Segurança Pública, e, também, a segurança de autoridades e dignitários em visita oficial ao Rio de Janeiro.

Ao encerrar o ano, agradecemos o empenho de todos militares e civis desta Casa Militar e o profissionalismo que elevou o nome da Subsecretaria Militar do GSI para além das fronteiras.

Agradecemos ao Exmo. Sr. Governador Claudio Castro, o Secretário do Gabinete de Segurança Institucional, Dr. Edu Guimarães de Souza, a todos os Secretários e Assessores por todo o apoio a Casa Militar.

Que o Ano Novo traga bons ventos, muita produtividade, alegrias e sucesso para todos nós. Vivamos o presente, pois é preciso ser feliz todos os dias. Que cada dia se torne especial, vislumbrando sempre o lado bom da vida, agradecendo a dádiva em estar vivo!
Que neste Natal lembremos do exemplo do Senhor Jesus que veio como servo e buscou sempre realizar a obra do Pai: “Não Busco a Minha Vontade, Mas a Vontade do Pai Que Me Enviou”( João 5:30 e 6:38), assim seremos bem-sucedidos em tudo o que fizermos.

Deem o seu melhor para o mundo, e do mundo receberão o melhor.

Boas Festas e um excelente Ano Novo!