Estágio de Proteção de Autoridades II/2023 (EPA II/2023), da Casa Militar RJ, realizado para o Curso de Operações Especiais da PMERJ (COEsp/PMERJ)
Publicado em


No período de 02 a 04 de outubro de 2023, os alunos do Curso de Operações Especiais da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (COEsp/PMERJ), futuros "CAVEIRAS", tiveram a oportunidade de aprender habilidades com ênfase em proteção de dignitários, por meio do Estágio de Proteção de Autoridades II/2023 (EPA II/2023), ministrado pela Casa Militar do RJ.

O Estágio foi realizado nas instalações da 1ª Companhia Independente da PMERJ (1ª CIPM/PMERJ), bem como na sede do Batalhão de Operações Especiais (BOPE/PMERJ), coordenado pelo TC PM Tibério, Chefe da Divisão de Capacitação Técnica, contando com instrutores altamente qualificados desta Casa Militar.

Durante 03 (três) dias intensivos, os alunos do COEsp tiveram acesso a uma série de instruções primordiais à proteção de autoridades, incluindo:

Técnicas de Escolta: O alunos aprenderam as melhores práticas em termos de estratégias de escolta, garantindo a segurança de autoridades em movimento.

Precursora, Análise de Riscos, Avaliação de Ameaças e Planejamento Operacional: Foi dado destaque à relevância da análise prévia de riscos e identificação de possíveis ameaças que possam comprometer a segurança do protegido, bem como a importância de um bom planejamento.

Defesa Pessoal e Combate Tático: O treinamento prático incluiu técnicas de defesa pessoal e combate tático para situações de emergência.

Comunicação e Coordenação: A coordenação eficaz entre a equipe de proteção foi enfatizada, juntamente com o uso de comunicações eficientes para garantir a sincronia durante as operações.

Técnicas de Tiro: Os participantes tiveram a oportunidade de aprimorar suas habilidades de tiro e aprender sobre o uso de armas especiais em situações de proteção de autoridades.

Etiqueta e Comportamento Social: Os alunos aprenderam sobre situações especificas de comportamento em eventos sociais com autoridades.

O sucesso do Estágio não teria sido possível sem o apoio da 1ª CIPM, que cedeu gentilmente suas instalações e recursos para o evento, sendo o seu Comandante, Maj PM Rogério Macedo, fundamental para garantir a sua exitosa realização.

Além disso, os instrutores desta Casa merecem um reconhecimento especial, pois suas experiências teóricas e práticas foram cruciais para ampliar os conhecimentos que os alunos já tem recebido há alguns meses no COEsp.

O EPA II/2023 foi uma oportunidade valiosa de intercâmbio entre a Unidade de Elite da PMERJ e esta Casa Militar, com o escopo de aprimorar as habilidades e competências de todos os envolvidos, em uma área essencial de atuação para ambas as Unidades. 

Espera-se que esse treinamento contribua significativamente para a segurança de autoridades e para o cumprimento eficaz das missões da PMERJ.

Casa Militar, a Casa do Militar Estadual.