O Curso de Proteção de Autoridades da Casa Militar do Gabinete de Segurança Institucional surgiu, primeiramente, em face da necessidade de nivelamento dos militares desta Casa Militar, contudo, por ter se consolidado como uma referência em todo o território nacional passou a ser procurado por diversos órgãos civis e militares, em busca de uma qualificação de excelência para o efetivo de seus quadros e órgãos, fato que levou a customização para atendimento da demanda.
Em sua 18ª edição, no ano de 2024, o Curso ganhou status internacional, com a presença de integrantes da Polícia Nacional da Colômbia.
Agora, na sua 19ª Edição a turma atual conta com policiais e bombeiros militares desta Casa Militar do Rio de Janeiro, da Polícia e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro e com 01 (um) Oficial Bombeiro Militar da Casa Militar da Bahia, contando com uma carga horária de cerca de 300 horas/aula, abrangendo matérias específicas, como Proteção em Movimento, Prática de Tiro, Direção Evasiva e off road, Socorros de Urgência, Planejamento de Segurança de Autoridades, Operações de Inteligência, além das pertinentes às grades de avaliação técnica, prática e de grupo.
O início do 19 Curso de Proteção de Autoridades se deu em 19 de agosto e possui 06 semanas de duração. Ao final os alunos serão declarados Agentes de Segurança, aptos a atuar na segurança e proteção de dignitários.