Na manhã do dia 25 de junho de 2026, a Subsecretaria da Casa Militar do Gabinete de Segurança Institucional do Estado do Rio de Janeiro realizou, no Palácio Guanabara, a palestra "Coordenação de Segurança de Área da Presidência da República" , iniciativa voltada ao aprimoramento técnico do efetivo do Corpo de Segurança e ao fortalecimento da integração entre instituições que atuam na proteção de autoridades.
O evento foi conduzido pelo Subsecretário da Casa Militar, Coronel PM Orci Carlos Lobo, e pela Superintendente de Segurança (SupSeg), Coronel PM Roberta Sanches, reunindo militares da Subsecretaria da Casa Militar e representantes da Secretaria-Geral de Segurança Institucional do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, que participaram como instruendos.
Como palestrantes convidados, participaram o Coordenador de Segurança de Área da Presidência da República, Cel EB Alexandre Jorge dos Santos, o Adjunto do Coordenador de Segurança de Área, Cel EB Luciano Allevato Magalhães, e o também Adjunto do Coordenador de Segurança de Área, Cel EB Cleber Guidini de Melo. Durante a apresentação, os oficiais compartilharam conhecimentos e experiências sobre o planejamento, a coordenação e a execução das medidas de segurança adotadas em eventos e deslocamentos presidenciais, abordando procedimentos operacionais, protocolos e boas práticas empregados na proteção de autoridades em âmbito federal.
A palestra proporcionou aos participantes uma importante oportunidade de atualização profissional, permitindo o intercâmbio de experiências e o aprofundamento de conhecimentos estratégicos relacionados à segurança Institucional. A presença de representantes do TJRJ reforçou o compromisso das instituições com a integração, a cooperação e o compartilhamento de boas práticas voltadas ao aperfeiçoamento das atividades de proteção de dignitários.
Ao término da atividade, o Coronel PM Orci Carlos Lobo, Subsecretário da Casa Militar, agradeceu aos instrutores pela disponibilidade, elevado nível técnico e relevante contribuição para a capacitação dos profissionais da segurança institucional, destacando que a constante troca de conhecimentos entre os órgãos é essencial para o fortalecimento das capacidades operacionais e para a excelência na proteção de autoridades.
A iniciativa reafirma o compromisso da Subsecretaria da Casa Militar com a qualificação permanente de seu efetivo e com o desenvolvimento de ações integradas que contribuam para o aperfeiçoamento da segurança institucional no Estado do Rio de Janeiro.