SSMGSI INICIA CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE
Publicado em

A Subsecretaria Militar do Gabinete de Segurança Institucional preocupada em atender e imunizar todos os seus agentes e aqueles que possuem contato direto e indireto com Exmo. Sr Governador e sua família, solicitou à Secretaria de Estado de Saúde vacinas contra gripe - Influenza A (H1N1), Influenza B e Influenza A (H3N2), sendo prontamente atendida. Com isso, a SSMGSI, através de sua Coordenadoria de Saúde, iniciou nesta segunda-feira, 06/04/2020, a campanha de vacinação contra gripe. 
Desde ontem (dia 06/04/2020) a vacinação vem sendo destinada a Policiais Militares, Bombeiros Militares, agentes que compõe o quadro da SSMGSI e se estende aos Secretários de Estado, assessores do Exmo. Sr. Governador e outros funcionários dos Palácios Guanabara e Laranjeiras.
A medida se mostra extremamente necessária para preservar a saúde dos contemplados pela campanha de vacinação, uma vez que o vírus Influenza também é conhecido por provocar as mesmas complicações que o COVID-19.
Idosos, pessoas com doenças respiratórias ou que possuem o sistema imunológico enfraquecido ou portadores de outras doenças como diabetes devem se vacinar contra a gripe, pois caso venham a desenvolver o novo Coronavírus o diagnóstico é facilitado pelo descarte da possibilidade de gripe, devido aos sintomas serem semelhantes aos do COVID-19.
A vacinação contra a gripe não impede a pessoa vacinada de adquirir o novo Coronavírus, mas é uma medida de suma importância para a prevenção e combate à Influenza.
Outro fato importante é que o paciente vacinado contra a gripe não sofrerá com a potencialização dos efeitos do novo Coronavírus caso o desenvolva, já que é possível a pessoa estar infectada com os dois vírus agindo no corpo ao mesmo tempo, o que  agrava o quadro de saúde e dificulta sua recuperação durante o tratamento do COVID-19.