02 de Julho – 164º Aniversário do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro
Publicado em
01-07-2020

A Subsecretaria Militar do Gabinete de Segurança Institucional parabeniza o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro pelo seu 164º aniversário.
A Corporação foi criada oficialmente através de decreto de nº 1.755 de 02 de julho de 1856, assinado pelo Imperador Dom Pedro II, que instituiu o CORPO PROVISÓRIO DE BOMBEIROS da corte no Rio de Janeiro. Esta norma é considerada a “certidão de nascimento” do CBMERJ e também a origem da primeira Instituição de “safety” do país.

Decreto de criação CBMERJ


Desde então, a Corporação foi se organizando, aprimorando a prestação de serviços e aumentando seu efetivo. Quatro anos depois, em 30 de abril de 1860, através do Decreto nº 2587, o Corpo Provisório de Bombeiros da corte deixou de ser provisório, passando a denominar-se CORPO DE BOMBEIROS da corte.
Em 1880, a Corporação passou a ter organização militar e foram concedidos postos e insígnias aos seus componentes. 
Anteriormente, a extinção dos incêndios no Rio de Janeiro ficava a cargo do Arsenal de Marinha, executada por artífices do Arsenal de Guerra e da Seção de Obras Públicas. Como o Diretor do Arsenal de Marinha nem sempre comparecia aos incêndios por estar ocupado com outros afazeres, o Chefe de Polícia, como autoridade máxima no local, ditava as ordens de extinção, mesmo sem ser especialista no assunto. 
Naquela época, o sinal de fogo era dado por tiros de peças do Morro do Castelo, onde uma bandeira vermelha era içada. Em seguida, o toque era convencionado através do sino da Igreja de São Francisco de Paula, indicando o lugar do sinistro. 
Esse foi o principal motivo da criação de um órgão destinado exclusivamente à extinção dos incêndios por Dom Pedro II, patrono da Corporação. 

Dom Pedro II


O serviço criado contra incêndios era responsável por orientar as medidas de socorro, cabendo à equipe técnica a supervisão dos trabalhos de salvamento e extinção do fogo.
Seu primeiro Comandante foi o Major do Corpo de Engenheiros da Corte, João Baptista de Castro Moraes Antas, escolhido pessoalmente por D. Pedro II, uma vez que o serviço a ser executado necessitava de uma pessoa que conhecesse bem as edificações da época.
Atualmente, é no dia 02 de julho que se comemora o Dia do Bombeiro Militar em todo o Brasil, por ser a primeira data de criação de um Corpo de Bombeiros.
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro serviu de fonte de inspiração e referência para a formação de todos os outros Corpos de Bombeiros do Brasil. É com orgulho que hoje a Corporação encontra-se equipada com o que há de mais moderno para o combate e extinção de incêndios e para a realização de Busca e Salvamento, enviando seus militares para outros continentes para ministrarem palestras e organizarem instruções.
Cabe destacar também que a Corporação já foi reconhecida internacionalmente por duas vezes através do prêmio “Conrad Dietrich Magirus Award”, concurso internacional que premia as melhores atuações de equipes de resgate do mundo. A Corporação ganhou o prêmio em 1º lugar com o trabalho realizado na tragédia da Linha Amarela, quando uma passarela veio abaixo após um caminhão trafegar com a caçamba levantada no ano de 2014 e na ocorrência do incêndio ocorrido no Shopping Nova América, no ano de 2015.
Além de diversos parceiros regionais na América Latina, países como Estados Unidos e Japão são aliados constantes na elaboração e execução de exercícios conjuntos e aprimoramento técnico-profissional de sua tropa. 
Neste dois de julho também é realizada a entrega do Espadim Marechal Souza Aguiar para a 63ª Turma do Curso de Formação de Oficiais do CBMERJ, sendo esta mais uma de suas tradições em comemoração ao Dia do Bombeiro Militar, onde a entrega do Espadim significa a efetivação dos alunos como Cadetes e o seu recebimento o símbolo de honra, dever e respeito aos valores institucionais a serem cultuados pelos integrantes da nova turma.

Espadim


Aproveitando o ensejo, a SSM/GSI divulga o trabalho realizado pelo Museu Histórico do CBMERJ que conta com um acervo composto de objetos que narram o percurso histórico, artístico e tecnológico da Corporação centenária, onde os visitantes podem conhecer aspectos relevantes da história e da memória do primeiro Corpo de Bombeiros do Brasil.
O Museu fica situado na Praça da República, nº 45 – Centro - RJ. Para maiores informações para visitação entrar em contato através telefone (21) 2333-3133 ou do e-mail: contatomuseu@cbmerj.rj.gov.br.

Museu CBMERJ


Registramos ainda o orgulho de termos a Subsecretaria Adjunta de Prevenção a Riscos (SAPrev) em nossa estrutura organizacional, formada por profissionais de alta qualidade técnica e compromisso moral, oriundos do CBMERJ.
Ao Nosso Subsecretário Adjunto Cel BM Marcelo Maciel de Araújo, estendemos os nossos agradecimentos pelo serviço exemplar desempenhado por todos os nossos companheiros Bombeiros Militares.

“...nem um passo daremos atrás....”!

PARABÉNS AO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO pelos seus 164 anos de glória!