DIÁRIO DO CURSO – 20/08/2021 e 21/08/2021
Curso
I CPA/2021
Publicado em
23/08/2021

Na última sexta-feira, último dia de atividades do CPA/2021, os alunos estiveram no Centro de Instrução Especializada de Bombeiros – CIEB, do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro – CBMERJ, em Guadalupe, para uma instrução de Combate a incêndio, ministrada pelo Major BM Fabio Contreiras, pelo 1º Tenente BM Fabio Ferreira, Subtenente BM Carius e pelo 1º Sargento BM Teles.

Incialmente, foi transmitida toda a parte teórica em sala de aula. Após, os alunos seguiram para a parte prática, iniciada por um exercício na Edificação de Treinamento em Ambientes Confinados – ETAC, seguida de maneabilidade com botijões de GLP, técnica de utilização de aparelhos extintores, e finalizando com prática no interior da casa de fumaça.

Da tarde de sexta-feira até o meio-dia de sábado, foi o momento da avaliação prática, que ocorreu na forma de um simulado. No exercício, a turma foi dividida em dois grupos, representando duas equipes de segurança distintas, e puderam vivenciar uma sequência de atividades realizadas com a autoridade (VIP) e situações adversas e inopinadas dos mais variados tipos que, por certo, ocorrerão na realidade do serviço.

Observação: A Subsecretaria Militar informa que os alunos do CPA/2021 foram submetidos ao exame de RT-PCR e obtiveram resultados negativos para o Covid-19. Além disso, estão sendo tomadas todas as medidas de segurança cabíveis, tais como: distanciamento entre os alunos; medição de temperatura diária; utilização de álcool; dentre outras.