Cel Gaspar

Subsecretário Militar do Gabinete de Segurança Institucional
Instituição de Origem

Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro - PMERJ

No dia 10 de janeiro de 2023 assumiu o cargo de Subsecretário Militar do Gabinete de Segurança Institucional, cuja função é chefiar a Casa Militar do Governo do Estado do Rio de Janeiro, o Coronel PM Cristiano Luiz Gaspar em substituição ao Coronel PM Aristeu Leonardo Tavares designado para assumir nova função na estrutura governamental.

Em seu currículo o Coronel Gaspar conta com mais de trinta anos dedicados à Segurança Pública. Comandou importantes Unidades na Polícia Militar, dentre elas Batalhões, Unidade Especial (Regimento de Cavalaria) e a Academia Dom João VI. Foi Instrutor na Escola Superior de Polícia Militar e na Academia de Polícia Civil. Esteve também na Secretaria de Estado de Segurança (SESEG) onde foi Assessor Especial para Segurança em Grandes Eventos. Foi Superintendente de Segurança da Casa Militar, função que vinha exercendo desde 2020 até sua nomeação para o atual cargo. É Bacharel em Direito e possui Pós Graduações em Segurança Pública (FGV), Administração Pública (Universidade Castelo Branco), Direito Público (Universidade Estácio de Sá), Docência do Ensino Superior (UFRJ) e é Mestrando em Direito Internacional (Universidad Del Atlantico). Possui Curso de Investigação pelo FBI (EUA), Curso de Análise e Gestão de Riscos (SESEG) e Curso de Transversalização em Direitos Humanos na Formação Policial (Cruz Vermelha Internacional).

Em suas palavras o Coronel Gaspar afirma ter como metas dar continuidade na capacitação profissional dos agentes tanto na área de segurança e proteção de dignatários, quanto  noutras áreas conexas como planejamento operacional, Inteligência, segurança eletrônica,  mobilidade e outros setores afins à atividade precípua da Casa Militar. Afirma que é uma grande responsabilidade e desafio estar à frente de tão seleto e especializado grupo e que tem por objetivo maior manter o bom clima organizacional e a constante motivação de todo o efetivo da Casa Militar. Para sintetizar a forma de como pretende tocar sua gestão à frente da Casa Militar enfatiza duas frases, que sempre faz questão de citar em suas falas, que são as seguintes:

Nunca diga NÃO sem antes verificar a possibilidade do SIM.

Nenhum de nós, SOZINHO, é mais forte, capaz ou inteligente que todos NÓS juntos.