Gabinete de Segurança Institucional do Governo do Rio e Consulado dos EUA assinam termo de cooperação técnica na área de segurança e inteligência
Publicado em

O Gabinete de Segurança Institucional do Governo do Estado do Rio de Janeiro (GSI-RJ) e o Consulado Geral dos Estados Unidos assinaram, nesta quarta-feira (25), um memorando de entendimento para expandir a cooperação técnica entre as instituições, tendo como meta o compartilhamento de informações e o combate a ameaças em comum. O documento prevê a troca de informações táticas, tecnologias, serviços, a promoção de intercâmbio de especialistas e de visitas técnicas.

O Secretario do GSI-RJ, Edu Guimarães, destacou a importância da cooperação entre as duas instituições. 
- Esta parceria que temos com o governo dos EUA é de fundamental importância para o fortalecimento na área da segurança institucional, principalmente no que tange aos setores da inteligência e em ações integradas - afirmou. 

- Estamos sempre buscando estreitar a nossa já frutífera cooperação com os parceiros no Brasil, através da troca de informação, treinamentos e colaboração técnica, para juntos sermos mais eficientes no combate a crimes transnacionais. Essa é uma prioridade dos EUA para garantir um ambiente mais seguro para os cidadãos americanos e brasileiros - disse a cônsul-geral Jacqueline Ward.

Além disso, o acordo entre o Consulado e o GSI fortalecerá o apoio já fornecido à Unidade de Investigações Criminais no Exterior e à Unidade de Prevenção de Fraudes.