Histórico

 Curso de Proteção de Autoridades (CPA)

Criado a partir da necessidade de qualificação e aprimoramento do efetivo, o CPA da então Coordenadoria Militar da Casa Civil, foi desenvolvido com base no estudo monográfico de um grupo seleto de oficias.

Após um longo período de análises e ajustes administrativos realizou-se a sua primeira edição no primeiro semestre de ano de 2006. Contando com a colaboração de diversos Órgãos Externos, setores da própria Coordenadoria Militar, palestrantes, instrutores, monitores e auxiliares de excelência o resultado não poderia ter sido outro, o sucesso. E junto a isto a necessidade de nivelamento do pessoal interno realizaram-se mais três edições naquele mesmo ano. Devido a essa repercussão, é atualmente procurado como referência por vários membros das diversas Casas Militares da União, Unidades das Forças Armadas, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Órgãos Estratégicos como BNDES, PETROBRÁS, além da Prefeitura do Município do Rio de Janeiro, Secretaria de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro, PMERJ E CBMERJ.

Atualmente com mais de dez edições concluídas, possui uma carga horária de 158 horas/aula em diversas matérias específicas, dentre as quais podemos citar Proteção em Movimento, Prática de Tiro, Direção Evasiva, Socorros de Urgência, Operações de Inteligência, etc., além das grades de avaliação técnica, prática e de grupo.

O CPA, até o ano de 2012, formou um efetivo total de 286 agentes altamente qualificados para atuar na segurança de autoridades por todo o território nacional.