Homenagem aos 64 Anos da Subsecretaria Militar do GSI.
Publicado em

No dia de hoje, a Subsecretaria Militar do Gabinete de Segurança Institucional do Governo do Estado do Rio de Janeiro, comemora os seus 64 anos de existência, e sua criação, com o nome de Gabinete Militar do Estado do Rio de Janeiro, foi  pela Lei nº 3.790, de 28 de novembro de 1958. 

Posteriormente, foi transformado, pelo Decreto nº 25.624, de 06 de outubro de 1999 em Coordenadoria Militar, integrando, assim, à estrutura do então Gabinete Civil. 

Em 11 de março de 2019, após a criação do Gabinete de Segurança Institucional do Governo, a Subsecretaria Militar foi transferida de Secretaria de Estado, conforme o Decreto nº 46.593, deixando de fazer parte da Casa Civil e Governança,  vinculando-se, assim, ao Gabinete de Segurança Institucional – GSI/RJ.

Neste dia, a Subsecretaria Militar ratifica o seu compromisso e a sua finalidade precípua em zelar pela segurança pessoal do Governador, Vice-Governador e seus familiares, pela proteção das instalações dos Palácios e residências oficiais, bem como planejar e dirigir os serviços de segurança do Governador e Vice-governador, quando em trânsito, articulando-se com os Órgãos de Segurança Pública, e, também, a segurança de autoridades e dignitários em visita oficial ao Rio de Janeiro.

Ao longo desses 64 anos, temos a certeza que é incontável o número de acertos e que todas as vezes que mudanças de curso e adaptações foram necessárias, o fizemos na busca sempre pela sua excelência, através do empenho e pela dedicação incondicional de cada um, mesmo que haja o sacrifício da própria vida.

Apesar de todos os percalços e desafios dos anos de 2020 e 2021, onde vivenciamos uma pandemia, continuamos!!!

Continuamos sempre, seja em qualquer outro cenário complexo, o trabalho da Subsecretaria Militar nunca pôde parar, ou mesmo diminuir, visto que a nossa missão é garantir e prover a segurança do Chefe do Poder Executivo do Estado do Rio de Janeiro e de seus familiares ininterruptamente, bem como do Vice-governador e sua família, que a partir de janeiro de 2023 retoma seus trabalhos com os cuidados de proteção desta Casa Militar. 

Capacitação Técnica do Efetivo foi e tem sido o enfoque da Casa Militar nesses dois últimos anos. Essas capacitações tiveram por objetivo o aperfeiçoamento dos nossos agentes para servir com maestria nas missões desta Subsecretaria Militar do GSI.

Retornamos com o Curso de Proteção de Autoridades-CPA, tradicional desta Casa Militar, que já não se realizava desde o ano de 2013 e formamos um total de 66 alunos em 03 edições do CPA.

Realizamos 06 Estágios de Proteção de Autoridades – EPA, qualificando 89 agentes, dentre outras providências, certamente fizemos com que o nível de entrega do serviço tornasse mais eficiente no seu dia a dia operacional.

Nesse ínterim, enviamos 16 agentes para “cursar” em outros Estados como São Paulo, Santa Catarina, Bahia, bem como em outras Instituições tais como Marinha do Brasil, Força Nacional de Segurança e PMERJ, bem como vieram se qualificar conosco agentes de outros órgãos e Estados, a exemplo das Casas Militares de outros Estados, de Unidades da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, de Unidades do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro, Tribunal de Justiça, Procuradoria Geral do Estado, Ministério Público Estadual, Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, Tribunal Regional Federal, Secretaria da Casa Civil, Câmara Municipal, dentre outros, reafirmando o renomado nome de escola formadora desta Casa Militar em âmbito nacional.

Ressaltamos que o intercâmbio enriquece, não somente o aluno que conclui o curso, mas as Instituições, que recebe de volta um profissional muito mais preparado e com valores adquiridos que permite transmitir no seu dia a dia profissional. 

É claro que para uma missão tão árdua, é sempre necessária uma estrutura sólida e profissionais com elevado grau de capacitação e, nesse sentido, honramos a nossa Divisão de Capacitação Técnica e cada parceiro, instituições militares e civis, que contribuíram de forma ativa para a melhor formação dos nossos agentes. Certo é que não trabalhamos sozinhos!!!

E, claro, para que nosso incansável trabalho, em prol da proteção da vida e imagem incólume dos Chefes do Executivo Estadual, seja através da atividade de segurança de dignitários propriamente dita, atividades de inteligência, varreduras, empenho de veículo aéreo não tripulado nas agendas, dentre outras, não seria possível e exitoso se não pudéssemos contar com a competência, espírito de corpo e compromisso de todos os servidores que se empenham sobremaneira, diuturnamente, para mantermos o nível de excelência pelo qual sempre fomos reconhecidos.

Ainda nos bastidores, temos o trabalho de coordenação rotineira dos transportes terrestres, com atenção à manutenção e higienização das viaturas e realização de contratos de locação e de abastecimento destas; de monitoramento por câmeras diuturnamente e de controle de acesso pessoal pela equipe da recepção dos Palácios; e ainda o aprimoramento de informática e telefonia, para a melhoria da segurança institucional e manutenção da comunicação entre os agentes e setores, bem como uma assessoria jurídica militar que realiza trabalhos imprescindíveis à vida institucional da Subsecretaria Militar. 

De forma preventiva, e ainda com o intuito de proteger a autoridade e a instituição, são realizadas atividades minuciosas de inteligência militar pela Assessoria de Inteligência Militar, e para evitar a ocorrência de acidentes ou sinistros envolvendo a autoridade, a Subsecretaria Adjunta de Prevenção à Risco – SAPREV – atua constantemente. 

Quanto à saúde, assunto tão significativo nesse momento delicado pós pandemia e, que ainda, de forma mais tênue, enfrentamos, estão sendo realizadas diversas ações de prevenção sanitária pela Coordenação de Saúde, como as ações de atualização de vacinas em adultos, conscientização quanto ao Câncer de Mama (Outubro Rosa) Câncer de Próstata (Novembro Azul), ação de promoção de saúde, na qual foram disponibilizados os serviços de aferição da pressão arterial, orientação nutricional,  aferição de glicemia capilar, orientações relacionadas aos malefícios do tabagismo, entre outros. 

Mais um ano de glória e labor a ser celebrado, em razão de um trabalho conjunto ininterrupto e de muito comprometimento… Viva a Casa Militar!